Liderança Integral – desenvolvendo líderes de dentro para fora.

Somos uma empresa de consultoria, apaixonada por desenvolver pessoas, equipes e organizações pois acreditamos que todos tem o direito de conhecer e expressar plenamente seus potenciais. Através de diferentes metodologias de mapeamento e transformação, criamos oportunidades para que a auto realização possa ser alcançada por todos aqueles que se dedicam seriamente ao autodesenvolvimento e a servir as necessidades de indivíduos e organizações.

Sobre nós

Equipe:

ROBERTO ZIEMER

“Desde pequeno meu interesse era despertado mais pelas conversas e discussões dos adultos do que pelas brincadeiras de crianças. Lembro-me de ficar absorvido ouvindo as pessoas à minha volta compartilhando suas alegrias e tristezas, dúvidas e preconceitos, medos e esperanças. Este interesse prematuro pelo mundo dos adultos levou-me a exercitar a escuta profunda, a empatia e a necessidade de compreender diferentes visões de mundo. Embora o início da minha jornada profissional tenha se centrado nas ciências exatas, foi com a descoberta da psicologia e, mais especificamente, do campo do desenvolvimento humano, que as minhas aptidões e paixões de criança encontraram o seu lugar. Sem ter consciência disso, eu estava me preparando para me tornar um especialista em desenvolvimento do potencial humano.

No inicio da década de 80, ao dar os primeiros passos nessa direção, procurei enfatizar minha formação através de cursos, treinamentos, workshops e até mesmo um mestrado em psicologia organizacional. Em seguida tive a oportunidade de estudar na Califórnia, período em que vim a conhecer as abordagens mais amplas e integrativas sobre a consciência e o comportamento humanos. Este processo ganhou o formato atual no final da década de 90, quando conheci a metodologia de mudança cultural e desenvolvimento de liderança desenvolvida por Richard Barrett, o que me deu a oportunidade de aplicar essa experiência no contexto das organizações.”

Histórico Profissional

Sócio e consultor da Liderança Integral e especialista em programas de Desenvolvimento de Liderança, Cultura Organizacional e Gerenciamento da Transição.

Desde 2001 consultor certificado pelo Barrett Values Centre (BVC), e desde 2014 Treinador/Parceiro do BVC.

Consultor certificado em Gerenciamento da Transição Individual e Organizacional pelo William Bridges & Associates, em Gerenciamento de Polaridades pelo Polarity Management Associates e facilitador/coach do método Sistemas Familiares Internos (IFS) pelo Center for Self-Leadership.

Criador do Programa de Coaching da Autoliderança, em parceria com Dra. Anette Hammerschmidt.

Condução de projetos de alinhamento cultural e desenvolvimento de liderança em empresas como Johnson & Johnson, Natura, Grupo Fleury, Unimed Seguros, Parker Haniffin, Deutsche Bank e Kimberly Clark.

Consultor associado da Lee Hecht Harrison (ex-DBM) de 2008 a 2011em processos de Transição de Carreira, Pesquisa de Cultura, Implementação de Programas de Engajamento e Mudança Cultural.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e Mestre em Psicologia Organizacional pela PUC-SP.

Escritor dos livros “Do Medo à Confiança: como realizar seu projeto de vida” (Editora Gente), e “Mitos Organizacionais: O Poder Invisível na Vida das Empresas” (Editora Atlas). Revisor técnico dos livros “A Organização Dirigida por Valores”, editora Campus/Elsevier, e “Coaching Evolutivo: uma Abordagem Baseada em Valores para Libertar o Potencial Humano”, editora Qualitymark, de Richard Barrett.

ANETTE HAMMERSCHMIDT

“Tendo crescido na Argentina, Brasil e Alemanha eu compreendi muito cedo que uma nova cultura é como um outro mundo que abre novas perspectivas sobre quem somos, nossa identidade. De forma implícita eu compreendi que a “realidade” é relativa – um resultado de nossa visão de mundo, interpretações, crenças e valores. Ao ter que lidar duas vezes com duas culturas ao mesmo tempo, era uma exigência mudar não apenas de linguagem, mas especialmente, de expectativas e códigos de comportamento. Eu me tornei talentosa e apaixonada em ler a estrutura social que unia as pessoas através de seus pressupostos individuais e sociais, além de suas interações e comunicação. Isso me levou ao desejo de compreender o que nos constitui como seres sociais – nossas mentes por um lado, e as estruturas profundas de relacionamento por outro. Em consequência, eu escolhi estudar filosofia, estudos culturais, linguística e comunicação.

Depois de adicionar o Japão e o EUA à minha experiência de vida e de trabalho, no final da década de oitenta eu senti o desejo de aprofundar o meu conhecimento da psicologia. Isso me levou a uma jornada de aprendizagem contínua através dos campos do coaching e consultoria de carreiras, organizacional e de desenvolvimento de liderança, tanto quanto diferentes abordagens psico-espirituais. Mas foi com os Sistemas Familiares Internos (IFS) e a abordagem de valores de Richard Barrett (CTT) que eu consegui interconectar todas estas abordagens e integrá-las na minha vocação profissional. Meu trabalho focaliza na criação de organizações dirigidas por valores, orientar equipes e organizações através de processos de mudança, e desenvolver programas de Autoliderança para o crescimento pessoal e profissional de clientes com os mais variados contextos culturais em diversas partes do mundo.”

Histórico Profissional

Fundadora da empresa Crosscultural Orientation ­– consultora, coach e facilitadora com foco organizações dirigidas por valores, desenvolvimento de liderança e coaching de crescimento pessoal.

Projetos de desenvolvimento organizacional e de liderança na Alemanha e várias partes do mundo para empresas como Boehringer Ingelheim, Bosch, Daimler, Mercedes Spain, Siemens, etc.

Líder do Centro de Competência de Comunicação e Cooperação Internacional para treinamento e consultoria de uma corporação multinacional.

Certificada em Consultoria e Coaching Sistêmico pelo ‘Wissenschaftliches Institut fuer Beratung und Kommunikation’ (WIBK), Paderborn desde 2003

Consultora Certificada nos Instrumentos de Transformação Cultural (CTT) pelo Barrett Values Centre e em Sistemas Familiares Internos (IFS) pelo Center for Selfleadership

Treinada em Logoterapia (Viktor Frankl), Terapia Centrada no Corpo (Core-Evolution), Comunicação Não-Violenta (Marshall Rosenberg), Gerecniamento da Estratégia e Cenários (ScMI), e Sistemas de Gerenciamento de Equipes (TMS)

Mestrado e Doutorado em Filosofia e Linguística pela Universidade de Hamburgo.

EDUARDO FARAH

“Tive uma educação muito rígida e aprendi que o caminho era fazer, mas carregava uma insatisfação. Fiz duas faculdades, fiz mestrado, abri a minha própria consultoria em 93. Um total workaholic, fazendo projetos nas empresas, liderando pessoas, mas infeliz. Em 95 descobri o autoconhecimento e a meditação e aos poucos fui mudando a minha vida. Com estas ferramentas comecei a me liderar, a definir prioridades, a saber o que me derrubava e a focar a mente. No doutorado fui a fundo no estudo da ética e me tornei professor da GV nos cursos de MBA. Desde 2003 vou todo ano para a Índia aprofundar o estudo de mim mesmo. Hoje me sinto feliz comigo mesmo e com a oportunidade de ajudar empresas e outros líderes a utilizar diversas ferramentas práticas que permitem unir uma boa liderança com bons resultados para todos, incluindo o próprio líder.”

Histórico Profissional

Eduardo Farah é consultor de empresas nas áreas de relacionamento e desenvolvimento humano, com abordagens inovadoras, há mais de 25 anos. É também professor (desde 2001) de ética pela FGV, graduado, mestre e doutor em Administração pela EAESP/FGV, com tese em ética. Graduado em Direito pela USP. Especialização pela ESADE, em Barcelona, Espanha, e cursos pela Universidade da Califórnia em Riverside, USA. Além disso, é praticante de diversas técnicas de meditação (desde 1995); estudioso e autor de jogos de autoconhecimento para pessoas e empresas, com 15 viagens à Índia, e também tem se dedicado ao estudo e ensino de mindfulness, com diversos cursos e preparações no Brasil, EUA e Índia.

GERSON ZIMMER

“Quando criança, meu interesse estava em participar com os adultos nas conversas, discussões e reuniões de negócios de meu pai. Acompanhei-o desde os 9 anos, quando comecei a trabalhar espontaneamente nos negócios da família.

Preferia acompanhar meu pai em suas atividades e ver como as administrava, em vez de ficar brincando com outras crianças. Desde tenra idade, vibrava com a administração e negócios, achando isso muito divertido!

Em função disso, e pela constante busca pelo conhecimento, estimulada pela minha mãe, me formei em Administração de Empresas e Direito, sempre associando ao conhecimento e integração de valores.

Tamanha integração entre os modelos paternos, proporcionou-me experiências como executivo e, posteriormente, empresário de empresa de biotecnologia ambiental, onde desenvolvo equipes e negócios, participando ativamente de ações em prol da sustentabilidade e governança.

Além disso, também desenvolvo atividades como Master Coaching Trainer, atuando como Coach de Negócios e Executivo no IDECOH – Instituto de Desenvolvimento da Cultura Organizacional e Humana, bem como em movimentos de homens objetivando a inteireza do ser.”

Histórico Profissional

Master Coach Trainer de Cursos de Formação em Coaching IDECOH / BCI –EUA, atua como Executive Coach;
MBA em Marketing – Fundação Getúlio Vargas – FGV

Pós Graduação em Gestão Empresarial e Psicologia Transpessoal

Graduado em Administração (UFSC) e Direito (UNIVALI)

Formado em DMP – Deep Memory Process por Roger Woogler

Professor da Disciplina Gestão e Liderança em Psicologia Transpessoal – Alubrat / Unipaz Sul / IZEN

Professor da Disciplina Arquétipos do Masculino em Psicologia Transpessoal – ICEI

Cerificação Internacional Cultural Transformation Tools – Madrid / Espanha

Atuou como executivo de empresas de tecnologia no Brasil e Exterior por mais de 15 anos

Desenvolve projetos de alinhamento estratégico, cultural e desenvolvimento de liderança.

LUCIANA ELIAS

“O meu interesse pelo ser humano foi inicialmente despertado pela convivência com amigos e familiares, que me colocavam no lugar de boa ouvinte e mediadora. Porém, mais do que o que era dito, sempre me interessei pelo que não estava sendo falado, mas revelado nos silêncios e expressões não verbais. Desde pequena a linguagem corporal/não verbal fez parte da minha rotina, através de cursos, workshops e formações que ampliaram a minha capacidade de compreender a comunicação humana, tanto verbal quanto não verbal. Após a faculdade de Psicologia, me especializei em metodologias de integração corpo-mente, incluindo o estudo do movimento e do gesto humano, os efeitos da postura, fala e sinais não verbais na comunicação e a aplicação de métodos de relaxamento e autopercepção.”

Histórico Profissional

Consultora da Liderança Integral – facilitadora e coach da metodologia de Autoliderança do Novo Paradigma da Liderança, criada por Richard Barrett;

Psicóloga clínica especializada em metodologias de integração corpo-mente, certificada pelo método da Coordenação Motora – M.M.Béziers (França) –e Cadeias Musculares – GDS (Bélgica);

Coach de vida com formação na abordagem Analítica de Jung.