Programa de Gestão de Cultura

Metodologia completa para criar uma cultura organizacional de alta performance com base em valores.

Programa de Gestão de Cultura

Como Criar uma Cultura de Alto Desempenho?

A definição mais conhecida e aceita de cultura é “como as coisas funcionam e são realizadas aqui”. É como a organização se comporta de forma característica. A cultura é um reflexo dos valores, crenças e comportamentos conscientes e subconscientes de um grupo ou organização, determinando a “personalidade” ou jeito de existir deste grupo.

A cultura expressa quem você é e aquilo no que você acredita. A cultura é determinada pelos valores, crenças e comportamentos dos líderes atuais da organização e pelo legado institucional dos líderes do passado e que se reflete nos valores e crenças que apoiam as políticas, sistemas, processos, estruturas e procedimentos de uma organização.

Já o capital cultural é uma medida do valor associado a uma maneira de ser ou “personalidade” de um grupo ou organização. A diferença de desempenho de uma cultura forte e adaptável comparada com uma cultura fraca e rígida é um reflexo do nível de capital cultural entre as suas organizações.

Embora não exista uma maneira precisa de medir o capital cultural, a entropia cultural (ou grau de disfunção) pode ser utilizado de forma aproximada para medir o capital cultural – alto nível de entropia cultural é sinônimo de baixo capital cultural, e baixa entropia cultural é sinônimo de alto capital cultural. O que significa que monitorar e medir a sua cultura é fundamental para o sucesso da sua organização.

Até a criação dos Instrumentos de Transformação Cultural do Barrett Values Centre, o capital cultural era difícil de ser medido. Estes instrumentos fornecem uma tecnologia transformadora para medir e gerenciar as culturas de organizações e, mais importante, uma maneira de medir o desempenho pela medição da entropia cultural.

 

Os Passos para Mudança Cultural

Para criar uma cultura de alto desempenho – isto é, uma cultura alinhada com os valores dos funcionários e de baixa entropia – é necessário implementar os seguintes passos:

 

Envolvimento dos Líderes com o Programa de Mudança Cultural

A cultura expressa os valores e as crenças mais importantes dos líderes da organização. Se os líderes não estiverem dispostos a mudar seus comportamentos, então o programa de mudança cultural não terá sucesso. Por isso, este é o primeiro passo do programa – comprometimento da liderança!

 

Mapeamento da Cultura da Organização

Tendo o apoio e a compreensão da liderança em relação aos desafios de um programa de mudança cultura, o próximo passo é medir a cultura, utilizando os Instrumentos de Avaliação criados pelo Barrett Values Centre. Você pode querer medir a cultura de toda a organização – e os diversos níveis demográficos como posição, área/departamento, unidade de negócios, tempo de serviço, região geográfica, etc. – ou medir inicialmente apenas um determinado grupo.

 

Apresentação dos Resultados

Em seguida apresentamos os resultados da pesquisa – geralmente precedido da aplicação de grupos focados – para a direção da empresa. Neste momento os líderes têm uma melhor compreensão da metodologia, das forças e limitações da cultura da organização, como estas se manifestam no dia-a-dia e o que precisa ser feito para criar uma cultura alinhada, de baixa entropia.

 

Definição ou Revisão da Missão, Visão, Valores Centrais e Comportamentos

Tendo em mãos os resultados da pesquisa de cultura, este é um bom momento de definir ou revisar as declarações que definem a identidade e o significado da organização. Esta discussão geralmente é feita com a liderança, mas precisa ser compartilhada com os outros níveis para que os resultados tenham credibilidade e gerem comprometimento.

 

Alinhamento Estrutural

É preciso assegurar que as estruturas, sistemas e políticas e procedimentos da organização estejam alinhados com a cultura desejada pela liderança. Isso inclui revisar os processos de tomada de decisão, os processos e estrutura de Recursos Humanos e os programas de treinamento e desenvolvimento de liderança. E para reforçar a nova cultura é importante criar programas de consciência de valores para toda a organização, implementar um programa de coaching baseado em valores e assegurar que a marca esteja alinhada com estas diretivas.

 

Desenvolvimento de Liderança

Desenvolver a liderança é chave para que o Programa de Mudança Cultural tenha sucesso.  Se a liderança não consegue sustentar os novos valores e comportamentos, então ninguém será. Tendo isso em mente Richard Barrett criou um programa de desenvolvimento de liderança com base em valores, e alinhado com os Sete Níveis de Consciência da Liderança, com o objetivo de desenvolver as qualidades necessárias para que o líder seja capaz de sustentar uma cultura de alto desempenho. Este programa tem 3 módulos:

 

Autoliderança – neste módulo o líder aprende a refletir sobre o impacto de sua história sobre seu estilo de liderança, quais são suas forças e limitações e como ele pode expressar todo o seu potencial. Isso requer que ele estabeleça uma compreensão íntima sobre quem é, como funciona e o que é mais importante para ele.

 

Liderança de Equipe – da mesma maneira que o líder aprendeu a criar as condições para a sua autorealização no módulo de Autoliderança, ele irá aprender a criar as condições para que um grupo de pessoas encontre a sua realização pessoal e coletiva e se torne uma equipe de alto desempenho.

 

Liderança da Organização – liderar uma organização é muito mais complexo do que liderar uma equipe, e não é algo que você possa fazer sozinho. Você precisa da melhor equipe que for capaz de conseguir – uma equipe na qual possa confiar, que confie uns nos outros e que confie em você.

 

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