Programa de Desenvolvimento de Liderança

O Novo Paradigma da Liderança descreve o processo que apoia os lideres em seu crescimento pessoal e profissional de maneira que eles possam realizar todo o seu potencial.

Programa de Desenvolvimento de Liderança

Programa de Desenvolvimento da Liderança – O Novo Paradigma da Liderança

Tornar-se um líder de sucesso – alguém que é capaz de construir uma equipe, organização ou comunidade sustentável e de alto desempenho – não tem relação necessariamente com aquilo que você faz, mas sim com a maneira como você faz o que faz. Significa viver seus valores mais importantes.

Quem você é como líder – os valores que você assume e as crenças que você sustenta – é transmitido automaticamente para o grupo pelo qual você é responsável através de suas palavras, comportamentos e ações. É por isso que a transformação organizacional começa com a transformação pessoal dos líderes. Se os líderes não mudam, a cultura não mudará.

O sistema de desenvolvimento da liderança – “O Novo Paradigma da Liderança” – criado por Richard Barrett, descreve o processo de apoiar as pessoas em seu crescimento pessoal e profissional de maneira que elas possam realizar o seu potencial e, desta maneira, encontrar a autorealização. O foco do desenvolvimento da liderança deve sempre ser o de ajudar as pessoas a crescer e se autorealizar – conduzindo uma vida dirigida por valores e dirigida por um propósito.

Este sistema é constituído de três estágios: Autoliderança, Liderança de Equipe e Liderança da Organização (ou alternativamente Liderança na Sociedade).

 

Estágio 1: Aprendendo a Liderar a Si Mesmo

Aprender a liderar a si mesmo é uma jornada de vida, e não apenas um evento. É um processo que requer comprometimento contínuo. Existem muitos níveis de medos subconscientes que precisam ser gerenciados, dominados e liberados se você quiser se tornar um indivíduo autentico; existem sempre novas compreensões sobre o seu propósito de vida; e existe sempre muito o que aprender sobre como colocar este propósito em prática para que você alcance a autorealização.

 

Estágio 2: Aprendendo a Liderar os Outros (Equipe)

A principal diferença entre liderar a si mesmo e liderar os outros está no foco e na atenção que é dada para estruturar e motivar a sua equipe, ou seja: selecionar os membros da equipe, estabelecer expectativas e criar um clima de confiança. O papel do gerente ou supervisor é assegurar que o trabalho da organização seja realizado a partir de altos padrões de qualidade. Além disso ele precisa investir na melhoria contínua e na inovação de produtos, serviços, sistemas e processos envolvidos.

 

Estágio 3: Aprendendo a Liderar uma Organização

A principal diferença entre liderar uma organização e liderar uma equipe está no foco e na atenção proporcionada ao gerenciamento dos valores e da cultura da organização; na construção de uma visão inspiradora; no desenvolvimento de uma estratégia vencedora; no gerenciamento da marca; na capacidade de iniciar e gerenciar mudanças e, finalmente, na capacidade de funcionar como coach e mentor dos subordinados diretos e no gerenciamento dos relacionamentos com stakeholders externos – clientes, investidores, parceiros e sociedade. O papel do líder, em última instancia, é cuidar e gerenciar os relacionamentos entre stakeholders.

 

Estágio 3 Alternativo: Aprendendo a Liderar na Sociedade

Existem muitas maneiras de se tornar um líder no contexto social. Você pode ser um político local ou nacional; você pode ser um ativista para a mudança social ou pode liderar uma instituição de caridade, uma associação, uma equipe esportiva, um grupo de estudos ou apoiar uma causa que melhore a condição humana. As possibilidades são infinitas. Qualquer que seja a iniciativa no contexto social que envolva outras pessoas ela irá inevitavelmente envolver a criação de um grupo ou organização que precisará ser gerenciada ou liderada. Se você lidera qualquer desses grupos terá não apenas que ser capaz de liderar a si mesmo, mas também saber liderar uma equipe e uma organização.

 

Para maiores informações, entre em contato conosco: